Ao G1, Laurindo disse que não pretende parar de dirigir tão cedo. “Se eu puder, quero dirigir até os meus 150 anos. Eu estou pedindo a Deus que me de muitos anos ainda. Tenho saúde e condições física e mental para dirigir”, brinca...
Gôuvea, que tem cinco filhos, dez netos e seis bisnetos, diz que a família dá o maior apoio com a decisão de continuar dirigindo, mesmo com idade avançada. “Todos me apoiam. Eles têm satisfação de estarem comigo. Me querem muito bem e todos me gostam muito”.
Ele concorda com a recomendação dos filhos de não dirigir em locais movimentados, mas não tanto pela segurança. “Você fica naquele anda e para, só gasta gasolina. Não tem graça”, afirma.
Quanto às estradas, ele comemora o fato de não ver tantos buracos nas ruas onde passa. “O bom é dirigir em um asfalto lisinho, sem problemas, onde dá para acelerar”, conta. Em relação ao documento recém-emitido, ele só reclama de uma coisa. “Fiquei com cara de velho na foto”.
Idosos habilitados
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) divulgou, nesta terça-feira (7), que 219.439 motoristas com mais de 65 anos estão dirigindo no estado. Segundo o Detran, isso representa 4,7% dos 4,5 milhões de condutores paranaenses registrados.
O diretor geral do Detran, Marcos Traad, explica que não existe uma idade limite que obrigue o motorista a parar de dirigir veículos. “Ele pode tirar ou renovar a carteira de habilitação até quando apresentar, satisfatoriamente, as habilidades necessárias para conduzir um veículo”.
O Detran informou ainda que 123.256 mil motoristas idosos estão habilitados na categoria B, que são para automóveis de passeio. Cerca de 39 mil dirigem na categoria C, para caminhão e 25 mil para ônibus.
Conforme o Detran, para o idoso fazer a renovação da habilitação é o mesmo procedimento dos demais condutores, independente da idade. É preciso passar pelo exame de aptidão física e mental, em uma clínica credenciada, e ser considerado apto pelo médico responsável. A única diferença, segundo o Detran, é o prazo de validade da CNH, que passa de cindo para três anos.
O processo para renovação da CNH pode ser feita pela internet. É preciso fazer um pré-cadastro no site do Detran, pagar uma taxa de R$ 101,79 e ir até uma unidade de atendimento do Detran com a carteira de habilitação. Em seguida, um exame médico será agendado. A nova CNH será enviada para a residência do motorista.
Fonte: G1 Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário