terça-feira, 30 de novembro de 2010

Chegada do Papai Noel no Centro de Tubarão

Sexta-feira, a partir das 20:00h, acontece a abertura do Natal luz, no Centro da cidade de Tubarão. Na ocasião acontece a chegado do papai Noel. O bom velhinho se deslocará pela Marcolino Martins Cabral, da antiga rodoviária até a Praça Pery Camisão, num veículo em baixa velocidade. Seus gnomos, entre outras figuras folclóricas estarão acompanhando a carreata a pé. Ou seja, o trânsito ficará um pouco lento nesse horário. Se você pertence a classe dos impacientes murmuradores, evite esse trajeto e deixe as crianças serem felizes por um dia. A Guarda Municipal estará prestando apoio ao evento.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Brasileiro de 18 anos cria filtro de poluentes mais barato e eficaz para carro

Editora Globo
Ricardo Castro de Aquino, de 18 anos, exibe seu projeto vencedor

Ricardo bolou um sistema de filtros com uma serpentina, feltro automotivo e um gel de origem vegetal. "Meu invento é o gel, que criei com a ajuda de professores da escola", disse. Segundo o estudante do Centro de Educação de Santa Maria, em Brasília, a manutenção de seu filtro leva cerca de dois minutos. Basta bater o filtro para retirar as impurezas, passar novamente o gel e recolocá-lo no lugar.
O pó que sobra do filtro poderia ser reaproveitado para recapagem de pneus e cerca de 86% dos poluentes ficam retidos no equipamento. "No início pensei em ônibus porque nosso diesel é um dos piores do mundo e nossa frota costuma ser antiga, mais poluente, mas pode ser usado em carros", conta Ricardo. De acordo com seu projeto, o filtro custaria R$ 60 para ser produzido em maior escala.
O estudante foi o primeiro colocado do 24º Prêmio Jovem Cientista na categoria Ensino Médio. "Estou em dúvida de começo a produzir o filtro sozinho ou se, com a patente, busco outras empresas para a fabricação", explicou.
Ricardo já terminou o Ensino Médio e atualmente cursa Relações Internacionais, mas pensa em fazer vestibular para Engenharia Automotiva.
Por: Redação Galileu

Os riscos do táxi sobre duas rodas

Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em 2009 a Lei 12.009, que regulamenta a profissão de moto-taxista e motoboy. Com a assinatura do presidente, 500 mil moto-taxistas em todo o país vão sair da ilegalidade e ter a profissão reconhecida. Caberá aos municípios decidir se autorizam ou não o serviço. O problema são as consequências dessa autorização para a saúde pública - o próprio Ministério da Saúde foi contrário à lei. Neste ano, as motos estarão envolvidas em pelo menos 30% das mortes em acidente de trânsito no país, totalizando 10.000 vítimas fatais.

Segundo Robson Alves, presidente da Federação Nacional dos Moto-taxistas e Motoboys do Brasil (Fenamoto), Lula só tinha duas opções. Ou ele proibia ou regulamentava a profissão, que se encontrava em um limbo jurídico na legislação federal. "E ele não tinha como proibir uma atividade que era exercida por 500 mil trabalhadores no país. Com a regularização, esperamos chegar a 1 milhão de moto-taxistas no final de 2010", afirma Robson. Ele diz que a maior vantagem da lei é disciplinar a categoria. "Ela estipula uma série de normas para trazer mais qualidade na prestação de serviços e reduzir os acidentes e as mortes", afirma. Pela lei, a profissão só poderá ser exercida por pessoas com mais de 21 anos, que tenham a habilitação para pilotar motocicleta há pelo menos dois anos e tenham sido aprovadas num curso de especialização a ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para Flávio Adura, presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), a decisão de regulamentar a profissão de moto-taxista é uma temeridade. "Essa regulamentação vai na contramão da vida. As cidades que aprovarem a legislação terão um número maior de mortos, feridos e incapacitados de trânsito", afirma. Segundo Adura, enquanto o número de ferimentos e mortes envolvendo pedestres e ocupantes de veículos está estabilizado ou diminuindo, os que envolvem motociclistas crescem vertiginosamente.

A maior parte das mortes envolvendo motociclistas acontece nas cidades com menos de 100 mil habitantes - onde se concentram os serviços de moto-táxi. Ele já está presente em 52,7% dos mais de 5.500 municípios brasileiros, segundo dados do IBGE. "Nossa taxa de mortalidade no trânsito é de 18 vítimas por 100 mil habitantes, bastante alta. Nos estados onde existe o moto-táxi, ela chega 35 mortos por 100 mil habitantes" diz o presidente da Abramet.
Segundo Adura, a moto é oito vezes mais perigosa que o automóvel. "Enquanto 7% dos acidentes envolvendo automóveis provocam ferimentos e mortes, 70% dos acidentes de moto chegam a esse resultado" diz. Segundo o Hospital das Clínicas de São Paulo, das 300 vítimas de acidentes de trânsito que passaram pelo pronto-socorro do hospital (período de três meses), 148 eram pilotos ou estavam na garupa de uma moto.

O número de motoboys trabalhando no país é quatro vezes maior que o de moto-taxistas. A explicação para o fato de a regulamentação dos moto-táxis ter gerado muito mais polêmica é o tipo de carga transportada. "O passageiro não vai ter nenhum treinamento em moto e pode ser uma criança, uma velha, um doente. Andar com carona é ainda mais perigoso, pois o centro de equilíbrio da motocicleta fica alterado", diz Adura. O trabalho do moto-taxista já existia no país e precisava ser disciplinado. O problema é que, com a regulamentação, o número de possíveis vítimas na garupa dos moto-táxis deve subir de 12 milhões para 30 milhões de passageiros diários. 
Fonte: Guilherme Rosa/Época

A síndrome da impaciência no trânsito

Como você se sente diante de um congestionamento? Andar de carro passou a ser uma tarefa estressante? Você seria capaz de perder o controle por impaciência? Faça o teste e descubra se você sofre da síndrome de Road Rage (raiva da rua, em português), algo cada vez mais comum entre os motoristas de todo o mundo.
1. Você está com pressa, dirigindo por uma via congestionada, mas consegue desviar para um corredor livre. O carro a sua frente, no entanto, está indo devagar. O que você faz?
a. Diminui a velocidade quando percebe que está acima do limite de velocidade permitida.
b. Pisca o farol alto e buzina insistentemente, para que ele saia da sua frente.
c. Cola na traseira do carro e começa a xingar.
2. Ao procurar um lugar para estacionar, você vê uma vaga vazia, mas há uma mulher em pé sobre ela, reservando-a. Você então:
a. Sai de lá e procura outra vaga.
b. Procura outro lugar, não sem antes lançar contra a mulher um olhar raivoso.
c. Avança com o carro para dentro da vaga passando de raspão por ela.
3. O farol abre, e o motorista do carro a sua frente está conversando no celular. Qual é sua atitude?
a. Espera calmamente ele se dar conta de que o farol ficou verde.
b. Buzina irritadamente.
c. Contorna o carro e solta um palavrão ao motorista pela janela.
Se você respondeu (b) ou (c) para ao menos uma dessas perguntas, também é vítima dessa síndrome. Um estudo publicado na Austrália estima que 50% dos acidentes de trânsito no país aconteçam pela impaciência dos motoristas. Na Inglaterra, cerca de 83% das pessoas que dirigem são vítimas de alguma forma de agressividade.
Cada episódio de raiva aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, enfraquece o sistema imune e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
À medida que os congestionamentos aumentam, torna-se um desafio para os motoristas permanecer civilizados e cordiais. Um psicólogo de Los Angeles, Arnold Nerenberg, conta como um de seus pacientes se envolveu em uma discussão séria com outro motorista. “Eles foram para o acostamento, saíram do carro e correram um em direção ao outro para brigar. Aí se deram conta de que eram vizinhos”, disse Nerenberg.
Um motorista da Califórnia adotou uma solução criativa. Ele mantém o reservatório do limpador de pára-brisa cheio. Quando alguém cola em sua traseira, aciona o esguicho e despeja o fluido por cima do capô. “Funciona melhor que pisar no freio”, disse o motorista.
Cada episódio de raiva aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e enfraquece o sistema imune
Mas pode ser que haja um modo melhor de superar a Road Rage. O professor de Planejamento Urbano da Universidade Ohio, nos Estados Unidos, Jack Nasar, estudou 106 motoristas que simularam o trajeto de carro ao trabalho. Aqueles que passaram por ruas arborizadas, mesmo quando elas estavam mais congestionadas, demonstraram bem menos frustração. A exposição à vegetação diminui a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a hiperatividade do sistema nervoso. Isso facilita a recuperação do estresse e da fadiga. Até mesmo reduz a raiva e a frustração, revelou o estudo. “Existe uma resposta inata à natureza”, afirmou Nasar. “Ela tem efeito curativo e regenerador.”
Por essa razão, da próxima vez que dirigir até o trabalho, esqueça os atalhos. Faça a opção por um parque verdejante. Mesmo que isso leve um pouco mais de tempo, valerá a pena. E haverá menos chance de fazer de seu vizinho um inimigo. 
Fonte: Susan Andrews/ Época

domingo, 28 de novembro de 2010

Acidente entre duas carretas mata homem em Araranguá

Um acidente entre duas carretas provocou a morte de Daniel Krever Vieira, de 28 anos, por volta das 6h30min deste domingo na BR-101 em Araranguá, no Sul de Santa Catarina.
A carreta com placas de Gravataí, Rio Grande do Sul, dirigida pela vítima, ficou sob o outro veículo, de Itajaí, que transportava benzeno. O motorista, Sandro Marcelo Velho, 36 anos, saiu ileso.
Com a batida, os dois veículos ficaram parados sobre a pista e o trecho precisou ser desviado em ambos os sentidos. Por conta do risco de explosão, o transbordo da carga deve ser feito no início da tarde deste domingo antes da remoção dos caminhões.
Desde o horário do acidente, o trânsito está no lento no local. Os motoristas que seguem no sentido Norte/Sul pode pegar o desvio pelo pátio de um posto de gasolina às margens do km 421. Quem segue Sul/Norte deve trafegar pelo acostamento da pista contrária.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta carregada com benzeno saía de um posto às margens do km 420, em direção ao Norte do Estado, quando foi atingido na lateral pela outra carreta, do Rio Grande do Sul.
Fonte:diario.com.br

sábado, 27 de novembro de 2010

Acidente fatal em Tubarão

Na noite de sexta-feira, por volta de 21h, o motociclista William Mendes, 27, morreu em um acidente na rodovia SC-438, no Bairro São Martinho, em Tubarão. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, ele foi atingido por um carro não identificado.

TJSC decide que é legal a atuação da Guarda Municipal de Tubarão na fiscalização de trânsito.‏

Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2008.076978-2, de Tubarão
Relator: Des. Newton Janke

GUARDA MUNICIPAL DE TUBARÃO. FISCALIZAÇÃO E
AUTUAÇÃO DE INFRATORES DO CÓDIGO DE TRÂNSITO
NOS LIMITES DA COMPETÊNCIA ATRIBUÍDA AO MUNICÍPIO.
SUPOSTA INTROMISSÃO NA ATRIBUIÇÃO
CONSTITUCIONAL PRECÍPUA DA POLÍCIA MILITAR DE
GUARDA E FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO URBANO.
INOCORRÊNCIA. INCONSTITUCIONALIDADE AFASTADA.

Para assegurar o exercício do Poder Administrativo de
Polícia, o Município, sob a licença do art. 30, inc. I, da
Constituição Federal, e do art. 112, inc. I, da Constituição
Estadual, pode atribuir à Guarda Municipal competência para
executar a fiscalização do trânsito, autuar e aplicar medidas
administrativas e penalidades nas hipóteses autorizadas pelo
art. 24 do Códido de Trânsito Brasileiro.

SEGUE ABAIXO ALGUNS TRECHOS DA AÇÃO:
RELATÓRIO:
Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Exmo.
Procurador-Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, por intermédio do
Coordenador Geral do Centro de Apoio Operacional do Controle da
Constitucionalidade (CECCON), em face do Município de Tubarão, buscando
desconstituir, especificamente, o inciso III do art. 3º da Lei Complementar Municipal nº 10/2005, que, criando a Guarda Municipal de Tubarão, atribui-lhe a seguinte
competência:
"Art. 3º Compete à Guarda Municipal:
[...];
III -Fiscalizar e autuar os infratores do Código de Trânsito Brasileiro, nas
infrações de competência do Município e as do Estado, se por ele delegadas".
"o Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de
planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de
veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de
recursos e aplicação de penalidades".
Como se vê ou como se lê, o legislador não quis atribuir ao Município o papel de protagonista
secundário ou de mero espectador nessa relevante matéria que
desafia a permanente atenção e preocupação de todas as esferas do Poder Federativo.
E remarcou esse propósito, logo adiante, ao registrar que compõem o
Sistema Nacional de Trânsito "os órgãos e entidades executivos de trânsito da União,
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios" (CTB, art. 7º, inc. III) e bem assim
"os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito
Federal e dos Municípios" (CTB, art. 7º, inc. IV).
Buscando delimitar a competência e evitar indesejáveis conflitos de
atribuições, o art. 24, do CTB, por sua vez, listou as tarefas autorizadas aos
Municípios, nos seguintes termos:
"Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos
Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
I -cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de
suas atribuições; [...];
V -estabelecer, em conjunto com os órgãos de polícia ostensiva de trânsito, as
diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito; [...];
VI -executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas
administrativas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada
previstas neste Código, no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito;
VII -aplicar as penalidades de advertência por escrito e multa, por infrações de
circulação, estacionamento e parada previstas neste Código, notificando os infratores
e arrecadando as multas que aplicar;
VIII -fiscalizar, autuar e aplicar as penalidades e medidas administrativas
cabíveis relativas a infrações por excesso de peso, dimensões e lotação dos
veículos, bem como notificar e arrecadar as multas que aplicar;
XI -arrecadar valores provenientes de estada e remoção de veículos e objetos,
e escolta de veículos de cargas superdimensionadas ou perigosas; [...];
XX -fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos
veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66,
além de dar apoio às ações específicas de órgão ambiental local, quando solicitado; [...];
Segundo visto antes, o CTB conferiu competência aos órgãos e
entidades executivos de trânsito dos Municípios para executar a fiscalização do
trânsito, autuar e aplicar medidas administrativas e penalidades, nas hipóteses dos
incisos VI, VII, e VIII do art. 24 do CTB, todas tratando de situações de inequívoco
interesse local.
"As funções mais específicas e dentro já da circulação constam no inc. VI, em
que está descrita a ampliação da atividade municipal relativamente ao trânsito, no
que era omissa a lei no passado. Atribuíram-se aos órgãos e entidades executivos
novas funções, que consistem, dentro da execução e fiscalização das leis de trânsito,
na autuação e na aplicação das medidas administrativas cabíveis, por infrações praticadas na
circulação, no estacionamento e na parada, desde que previstas as infrações no Código.
É certo que a constitucionalidade de qualquer norma não pode ser
aferida com base e a partir da legislação infraconstitucional. Contudo, na hipótese,
não cabe olvidar que compete aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse
local (art. 30, inc. I, CF; art. 112, CE). E, em todas as tarefas delegadas pelo CTB, há,
inegavelmente, como já dito linhas antes, forte interesse local.
A notória e crônica insuficiência de efetivo da Polícia Militar para cuidar
das tarefas típicas e precípuas de segurança pública resultaria em que, vedada
linearmente a atuação dos Municípios, em muitas cidades o trânsito seria a
materialização do caos e da impunidade porque, afinal de contas, os motoristas, não
ignorando o absenteísmo da corporação castrense, poderiam, exemplificativamente,
estacionar e circular como bem lhes aprouvesse, com olímpica indiferença aos
regramentos validamente instituídos nessas orbes locais. Isso, em outras palavras,
representaria aniquilar, em larga medida, o Poder Administrativo de Polícia dos
Municípios. No dizer de Hely Lopes Meirelles, "o trânsito e o tráfego são daquelas
matérias que admitem a tríplice regulamentação -federal, estadual e municipal -,
conforme a natureza e âmbito do assunto a prover. A dificuldade está em se fixar,
com precisão, os limites da competência das três entidades estatais que concorrem
na sua ordenação. [...]. De um modo geral, pode-se dizer que cabe à União legislar
sobre os assuntos nacionais de trânsito e transporte, ao Estado-membro compete
regular e prover os aspectos regionais e a circulação intermunicipal em seu território, e ao Município cabe a ordenação do trânsito urbano, que é de seu interesse local (CF,
art. 30, I e V)" (Direito Municipal Brasileiro. 15 ed., São Paulo, Malheiros Editores, 2006, p. 444-445).
Sob essa perspectiva, é indiscutível que a atuação do Município,
enquanto órgão do Sistema Nacional de Trânsito, de execução e fiscalização das leis
de trânsito, de autuação e de aplicação das medidas administrativas cabíveis,
insere-se no âmbito dos "serviços" municipais cuja proteção pode ser atribuída às
Guardas Municipais, nos termos do §8º do art. 144 da Constituição Federal,
dispositivo este que, por precedência hierárquica, as Cartas Estaduais não podem
contrariar. Na mesma linha, há pronunciamento recente da Corte Mineira:

"AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI E DECRETO
MUNICIPAIS. GUARDA MUNICIPAL. PODER DE ATUAÇÃO. POLICIAMENTO DO
TRÂNSITO E IMPOSIÇÃO DE SANÇÃO PECUNIÁRIA AOS INFRATORES.
POSSIBILIDADE. REPRESENTAÇÃO JULGADA IMPROCEDENTE.

1. Em consonância com o posicionamento adotado pelo Supremo Tribunal Federal, o
Município detém competência para coibir o estacionamento em locais proibidos,
inclusive com competência para impor multas, ou seja, sanção pecuniária de caráter
administrativo. 2. Não basta só a fiscalização: uma fiscalização sem sanção não
significa nada; do contrário. Ela nem precisaria existir. 3. Desta forma, a aprovação
do projeto de Lei pelo legislativo local, sancionado pelo Prefeito Municipal, vem
apenas atender a uma realidade do Município de Belo Horizonte. 4. Representação
julgada improcedente" (TJMG/ADI n° 1.0000.08.479114-4/000, de Belo Horizonte,
rel. Des. Alvimar de Ávila, DJ 12/03/2010).
DECISÃO:
Nos termos do voto do relator, o Egrégio Órgão Especial, após
proclamada, por maioria, a legitimidade do Coordenador Geral do CECCON, julgou,
por unanimidade, improcedente a ação. Vencidos os Excelentíssimos
Desembargadores José Volpato de Souza, Cesar Abreu, João Henrique Blasi e o relator
Presidiu o julgamento, realizado em 03 de novembro de 2010, o Exmo.
Des. Trindade dos Santos, com voto, e dele participaram os Exmos.
Desembargadores Lédio Rosa de Andrade, Sérgio Izidoro Heil, João Henrique Blasi,
Jorge Luiz de Borba, Carlos Prudêncio, Gaspar Rubik, Cláudio Barreto Dutra, Solon
d'Eça Neves, Mazoni Ferreira, Irineu João da Silva, Wilson Augusto do Nascimento,
Nelson Schaefer Martins, José Volpato de Souza, Sérgio Roberto Baasch Luz, Fernando Carioni, Cesar Abreu, Ricardo Fontes e Jaime Ramos, lavrando parecer
pela douta Procuradoria-Geral de Justiça o Exmo. Procurador Raulino Jacó Brüning.
Florianópolis, 08 de novembro de 2010.

Newton Janke RELATOR
Fonte: TJSC.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Passeio ciclístico


Acontece neste sábado o passeio ciclístico "No Pedal", promovido pelo Rotary Clube Tubarão. A saída acontece na paróquia Santa Terezinha, no bairro passagem, seguindo por várias ruas da cidade e retornando ao ponto inicial. A Guarda Municipal acompanha os ciclistas durante o trajeto.

Túnel do Formigão e ponte de Cabeçudas

O primeiro passo para a execução das duas obras-de-arte especiais, a fim de complementar a duplicação da BR-101 na Amurel foi dado ontem, em Brasília. As empresas interessadas em perfurar o túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, e a travessia do canal de Laranjeiras e pavimentação de pistas complementares, em Laguna, apresentaram a documentação à habilitação nas respectivas licitações.
Para a obra em Tubarão, uma empresa e um consórcio compareceram na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). À obra em Laguna, houveram 19 interessados. Destes, 16 são para a execução do lote 1, e três para o lote 2. Agora, a comissão de licitação fará a análise do documento apresentado e deverá anunciar, em cinco dias úteis (na quinta-feira da próxima semana), o resultado desta fase do certamente. Após isso é aberto um prazo de recursos, conforme prevê a Lei das Licitações.
Caso haja, as contestações são analisadas. Se não houver, o resultado é homologado e o certamente segue à segunda fase: a abertura dos envelopes com as propostas de preços. Após o mesmo trâmite no que diz respeito a análises e prazos, o resultado final é publicado no Diário Oficial da União.
A previsão é que isso seja feito ainda este ano ou logo no início de janeiro de 2011. A meta do Dnit é iniciar efetivamente as obras no primeiro trimestre do próximo ano (entre janeiro e março).
"Relembre as obras"
Ponte de Cabeçudas
• Valor global: R$ 676.765.171,66.
• Prazo de execução da obra: 1,5 mil dias.
• Descrição: A obra está dividida em dois lotes. As concorrentes podem participar em ambos os certames ou apenas para um deles. O lote um diz respeito à pavimentação e obras complementares das pistas não licitadas em virtude da obra-de-arte especial. São 5,1 quilômetros no total. Para este trecho, é previsto o investimento de R$ 71.312.586,69. O prazo para conclusão é de 420 dias. O lote dois versa sobre a execução da ponte, pilares e viadutos sobre o canal de laranjeiras. A extensão total é de 2.815 metros. Para isso, são dispensados R$ 605.452.584,97. O prazo de execução é 1.080 dias.
Túnel Morro do Formigão
• Valor global: R$ 57.308.398,33.
• Prazo de execução da obra: 720 Dias.
• Descrição: A obra, um único lote, inclui a perfuração do túnel de 900 metros no Morro do Formigão, em Tubarão. O projeto compreende ainda a execução de duas faixas de rolamento, acostamento e passarelas para pedestres.
Fonte: Notisul

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Comissão aprova teste de déficit de atenção para motociclistas

A Comissão de Viação e Transportes aprovou hoje o Projeto de Lei 7483/10, do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que obriga os motociclistas a realizar o teste para diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH).
Conforme o texto, o teste será realizado junto com o exame de aptidão física e mental, que é obrigatório para a expedição da carteira de habilitação e para a renovação desse documento, a cada cinco anos.
O relator da proposta, deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), defendeu a necessidade do teste, pois o transtorno pode causar problemas no trânsito. “É preciso aplicar os meios viáveis à obtenção do diagnóstico, para subsidiar a decisão de liberar o documento de habilitação para motociclistas”, disse.
Segundo o autor do projeto, pesquisa realizada com motoboys de Porto Alegre (RS), publicada recentemente na revista European Psychiatry, mostra que há relação entre o TDAH e os acidentes com motos. “Desatenção, dificuldade de concentração, agitação, impaciência ou gosto pelo risco, entre outros, são fatores de indução à direção perigosa e potencializam a ocorrência de acidentes”, argumentou Osmar Terra.
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que não prevê exame para detectar nenhum transtorno em particular.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Portal do trânsito

Falta de cinto de segurança é a terceira infração mais cometida

Segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), divulgados nesta terça-feira, a falta do uso do cinto de segurança é a terceira infração mais cometida por veículos fora do estado de emplacamento. O Renainf, coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), registrou de janeiro 2004, quando o sistema começou a ser implantado no país, até julho deste ano 22.780.514 infrações de trânsito.
A infração pela falta do uso do cinto de segurança fica atrás apenas das infrações de excesso de velocidade (9.834.097) e ultrapassagem pela contramão (1.168.189). De janeiro de 2004 até julho de 2010 foram 978.870 infrações pela falta do cinto em todo o país.
Em relação ao transporte de crianças sem a observância das normas, o Renainf registrou 24.618. O Renainf é um sistema que permite aos órgãos integrados aplicar multas a partir de placas de veículos cadastradas em qualquer uma das 27 unidades da Federação e também enviar para o prontuário do condutor responsável pela infração a pontuação de penalidade equivalente à multa aplicada.
Fonte: Denatran

Guarda Municipal doando sangue

Hoje, dia Nacional do Doador de Sangue voluntário, a Guarda Municipal de Tubarão colaborou com grande parte de seu efetivo. Doe você também!

Detonação de rochas

Em Palhoça, na BR101, a detonação de rochas prevista para hoje (25/11), foi cancelada.
 Em Garopaba, no km 265 da BR 101, haverá detonação de rochas, das 12h às 14h, com pista interditada.

Rodovia entre Pedras Grandes e Orleans


O governador Leonel Pavan lançou o edital de licitação à pavimentação asfáltica a rodovia SC-432, entre Pedras e Orleãns. O investimento será de R$ 21 milhões.
A rodovia que liga Pedras Grandes a Orleans tem 17 quilômetros de extensão.Se todos os trâmites correrem dentro do previsto, a obra será iniciada em março do próximo ano. Se seguir o mesmo rumo da Arena Multiuso, com certeza vai demorar muito ainda!

Queda de barreira interdita a BR-280 em Corupá

A BR-280 em Corupá, no Norte de Santa Catarina, está interrompida por causa de uma queda de barreira no km 79 da rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a terra deslizou por volta de 5h desta quinta-feira e cobriu quase todas as faixas dos dois sentidos.
Como há risco de novos deslizamentos, o trânsito foi desviado para vias da área urbana da cidade. De acordo com o posto da PRF em Guaramirim, responsável pelo trecho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já foi avisado para fazer a limpeza da pista. Por enquanto, não há previsão para liberar a rodovia.
DIARIO.COM.BR

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Especialistas em segurança veicular abordam a eficiência dos equipamentos de retenção

Durante o debate sobre a biodinâmica das lesões de ocupantes de veículos, realizada no III Seminário Denatran de Educação e Segurança no Trânsito, (23 e 24/11) os especialistas destacaram os testes de impacto realizados com os veículos e com os equipamentos de segurança. Apresentando experiências estrangeiras e enfatizando a necessidade de fabricação de veículos que observem as necessidades físicas de crianças e idosos.
Em relação à utilização dos dispositivos de retenção, o consultor automotivo, Marcos Romaro, ressaltou a importância do cinto de segurança como equipamento primordial no salvamento de vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com o especialista, além de evitar que as pessoas sejam lançadas para fora do veículo, o cinto impede a chamada segunda colisão, ou seja, que os ocupantes se choquem contra o interior do veículo ou entre si. O uso do cinto também diminui a possibilidade de perda da consciência no acidente, pois a chance de impacto do crânio contra o veículo é menor.
Já o professor Celso Arruda (Unicamp) comentou sobre o funcionamento dos dispositivos de retenção para crianças e impactos veiculares. Ele reforçou que o local mais seguro para se transportar a criança é no assento central do banco traseiro, por diminuir os impactos laterais em caso de colisão. O representante do Inmetro, Gustavo Kuster, destacou a necessidade da avaliação de conformidade dos equipamentos de retenção do transporte de criança. “Quando se fala de público infantil é ainda mais primordial a verificação do produto. Se não houver normas e critérios para os dispositivos, não teremos equipamentos seguros no mercado”
Fonte:Denatran
 

Vítimas de trânsito somam 47% dos atendimentos hospitalares

Segundo a Rede de Hospitais Sarah, o atendimento às vítimas de trânsito no Brasil apresenta dimensão significativa no cotidiano dos hospitais. Em 2009, 45% dos atendimentos eram de vítimas de acidentes e até julho de 2010 esse índice atingiu 47%. Os dados foram apresentados pela representante do Sarah, Cláudia Miani, durante o III Seminário Denatran de Educação e Segurança no trânsito, que está sendo realizado em Brasília.
Outro dado apresentado foi a relação do acidente de trânsito com a falta do cinto de segurança. Segundo a representante da rede Sarah, no primeiro semestre de deste ano, 45% das vítimas de acidentes na posição de condutores não estava utilizando o equipamento. Na condição de passageiro no banco dianteiro, 59% das vítimas estava sem o cinto, número que aumentou para 81% quando se tratavam dos ocupantes do banco traseiro. Cláudia enfatizou a questão dos traumas e neurotraumas em veículos automotores e a relação com os dispositivos de retenção. “As lesões e morte no trânsito poderiam ser evitadas com o uso desses equipamentos”, destacou.
Durante a primeira mesa de debates, que discutiu o impacto da violência no trânsito para a saúde pública, a representante da Organização Mundial da Saúde, Mercedes Noemi, apresentou recomendações para a redução do número de mortos no trânsito. De acordo com Noemi, o setor de saúde deve fazer parte das políticas de segurança de trânsito e é preciso haver uma melhoria no atendimento pré-hospitalar e no cuidado às vítimas de trânsito. Já a representante do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima, o trânsito deve ser tratado como saúde pública e é preciso romper a concepção de que os acidentes não podem ser evitados e prevenidos.
  Fonte: Denatran

Ponte desabou enquando caminhão passava

Ponte desabou entre os municípios de Rolante e Riozinho, no RS
Foto: Jorge Fischer
A ponte da ERS-239, que liga os municípios de Rolante e Riozinho, no Vale do Paranhana no Rio Grande do Sul, desabou no início da manhã desta quarta-feira.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o incidente ocorreu durante a passagem de um caminhão pelo local.O motorista da carreta teve sorte, pois a queda ocorreu no fim da ponte.Segundo informações, a ponte era muito velha, tem mais de 100 anos, sendo o principal acesso a Riozinho.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comissão rejeita proposta que susta decisão do Contran sobre vistoria

A Comissão de Viação e Transportes rejeitou na quarta-feira (17) o Projeto de Decreto Legislativo 2486/10, do deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), que susta a eficácia de todos os dispositivos da Resolução 282/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa resolução possibilita que os departamentos de trânsito estaduais (Detrans) deleguem a empresas privadas os serviços de vistoria de veículos.
O relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), recomendou a rejeição da matéria, apesar de o autor afirmar que a resolução contraria o interesse público ao privatizar a atividade.
Quintão explicou que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) permite à União delegar a atribuição de vistoriar veículos aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos estados. “O fato de atribuir explicitamente aos Detrans a possibilidade de realizar a atividade de vistoria não impede que a iniciativa privada possa realizá-la. Na época da edição do código, o repasse de algumas atividades para estados e municípios foi necessário para o perfeito funcionamento do Sistema Nacional de Trânsito”, explicou o relator.
A comissão também rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo 2490/10, que tramita em conjunto e trata do mesmo assunto.
Tramitação
Os textos ainda serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.
Fonte: Portal do Trânsito

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pelo menos dois policiais militares morrem em acidente de trânsito no trecho da BR101 em Laguna

Pelo menos dois policiais militares morreram em um acidente de trânsito na BR-101, entre Laguna e Imbituba, no Sul de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira.Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM), uma vaitura Blazer da PM de Imbituba teria batido em um caminhão-tanque em uma curva por volta das 16h30min. O veículo seria ocupado por seis policiais. Dois policiais morreram na colisão e três foram encaminhados ao hospital em estado grave. Os bombeiros de Laguna atendem a ocorrência. A comunicação com os agentes é díficil porque não há sinal de telefonia no local do acidente. Por conta da batida, formou-se um congestionamento de cerca de 10 quilômetros no sentido sul da BR-101. 

DIARIO.COM.BR
 

Guardas municipais tornam-se doadores voluntários de sangue

Já se pode dizer que os integrantes da Guarda Municipal de Tubarão (GMT), literalmente, dão o sangue para salvar vidas. Há alguns anos, os agentes estão doando sangue de forma contínua, visando incentivar as pessoas a se tornarem doadores voluntários.
Nesta semana, os doares têm um motivo a mais para se mobilizarem, já que 25 de novembro é dia Nacional do doador voluntário. “Nossos agentes sempre doam sangue, mas, quinta-feira é um dia especial e queremos incentivar a prática na nossa cidade”, comenta o guarda municipal, Maciel Brognoli.
Para o Hemosc, atitudes como estas são mais do que um gesto de solidariedade. “Apesar das campanhas de incentivo, o número de doadores voluntários ainda é muito pequeno”, diz a enfermeira, Luzia Porto Mapelli, coordenadora do Hemosc em Tubarão.
Segundo ela, para atender a demanda seria necessário coletar de 30 a 40 bolsas de sangue por dia. Hoje, este número não chega a 10 bolsas/dia. Só o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, necessita em média de 500 bolsas de sangue/mês, mas o volume coletado não chega a 300 bolsas.
O medo, fruto da desinformação, é o maior responsável por este quadro. “Muitas pessoas pensam que doar sangue uma vez exige outras doações, ou que o sangue torna-se mais fino ou mais grosso após a doação. Isto é não é verdade”, diz a enfermeira Luzia.
Doar sangue é muito simples e seguro: a pessoa não se expõe a qualquer risco de contaminação, pois todo material utilizado é descartável. O volume coletado é de aproximadamente 450 ml, o que representa cerca de 10% do total do sangue em um adulto, rapidamente reposto pelo organismo. Com uma doação, pode-se salvar a vida de até quatro pessoas.
Além disso, existem vantagens previstas em Lei para quem é doador voluntário regular, como isenção no pagamento de taxas de concursos públicos e direito a dia de folga do trabalho, quando feita a doação. Todo o processo, desde a inscrição, triagem clínica e a retirada do sangue doado, não demora mais que 45 minutos.
Mas é importante que o doador seja consciente na hora de fazer a doação. É que, apesar de serem realizados exames no sangue coletado (Hepatite, Sífilis, Doença de Chagas, HIV e outros), não existe 100% de segurança para o receptor. Há um período chamado Janela Imunológica,  espaço de tempo entre a contaminação e positividade do teste, significando que a pessoa pode ter sido contaminada por um agente infeccioso (vírus) e este não ser detectado através dos exames realizados. “Por isso, é fundamental que o doador seja sincero ao relatar seus problemas de saúde na entrevista”, alerta Luiza.
Quem quiser doar sangue deve procurar o Hemosc, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30, ao lado da Regional de Saúde, no bairro Oficinas. Para fazer a doação, é preciso apresentar documento de identidade com foto. O telefone do Hemosc em Tubarão é (48) 3621-2405.
Fonte: Secom

Calçada livre

Semáforos queimados no Centro de Tubarão


Atenção! Semáforos queimados na cabeceira da ponte Nereu Ramos e Heriberto Hulse, no Centro de Tubarão. A empresa SinalSul que presta manutenção para a prefeitura está providenciando o conserto dos equipamentos. A Guarda Municipal sinalizou o local com cones.

Veículo capotou no Bairro Fábio Silva


Um Fiat Palio capotou na rua Severiano Albino Corrêa, no Bairro Fábio Silva, por volta das 13:30 de hoje (22). A Guarda municipal e o Corpo de Bombeiros estão no local nesse momento, visto que o veículo ficou virado no meio da pista.

Dicas de segurança

A Polícia Rodoviária Federal de Tubarão pede o máximo de atenção ao usuário que vai trafegar pela BR101, principalmente nos trechos de travessia urbana e também próximos de escolas, centros comunitários, igrejas ou aglomerações de pessoas. A PRF pede ainda atenção para a saída dos trechos duplicados para a pista simples, onde o tráfego é feito em mão-dupla.
Os trechos requerem maior atenção são os desvios entre os municípios de Sombrio a Araranguá, na cidade de Tubarão, no km 334, e no trecho de obras entre o km 329 e o km 319, entre Capivari de Baixo e Laguna. Os desvios estão sinalizados e identificados, sendo fácil a visualização pelos motoristas.

Dentro da cidade de Tubarão, a guarda municipal pede que os condutores tenham cautela e conduzam seus veículos em velocidade compatível com as condições climáticas, que oferece pouca visibilidade em razão da chuva.

Avenidas ganham lombadas em Tubarão

A avenida Getúlio Vargas ganhou mais segurança com a implantação de duas lombadas defronte ao Condomínio Santa Cecília.

As lombadas foram instaladas no sábado (20) pela secretaria de Desenvolvimento Urbano de Tubarão, em conjunto com a secretaria de Segurança e Trânsito.
Nas últimas semanas, foram implantadas lombadas físicas em diversas ruas de Tubarão, como a Manoel Miguel Bittencourt, São João e Av. Pedro Zapellini. O objetivo é garantir a segurança, principalmente dos pedestres em trecho de maior fluxo de veículos.

Automóvel colide e destrói guarita de condomínio

Foto: Diario do Sul
Um acidente na madrugada de ontem por pouco não acabou em morte na avenida Expedicionário José Pedro Coelho, em Tubarão. O motorista de um Golf atingiu a guarita de um condomínio e, por sorte, não havia nenhum guarda no local, que ficou totalmente destruído. O condutor havia saído de uma festa minutos antes da colisão.
Por volta das 2h, o motorista do Golf perdeu o controle da direção e colidiu na guarita do condomínio River Village. Com o impacto, que acordou todos os moradores, o carro ainda girou e colidiu com a traseira no muro, atravessando a avenida antes de parar. “Caso houvesse um vigia na guarita, morreria na hora. Toda a estrutura de alvenaria foi arrancada”, afirma um morador.
Além do motorista, estava no carro outro jovem. Como o veículo possuía air bags, os dois ocupantes tiveram apenas ferimentos leves. “Certamente, o acidente poderia ter sido evitado se eles estivessem trafegando em uma velocidade mais baixa e não dirigissem após beber”, acrescenta.
Os moradores e comerciantes da avenida pedem atenção para o trânsito no local. “Os acidentes fazem parte da rotina nesta avenida. Como ela é extensa e o asfalto é bom, os motoristas sempre trafegam em alta velocidade. A colocação de controladores ou redutores de velocidade poderia evitar ou reduzir a ocorrência de novos acidentes, antes que uma tragédia maior ocorra”, chama a atenção um morador do condomínio.
Fonte: Diario do Sul

Três pessoas morrem em rodovias da região no fim de semana

 Pelo menos seis pessoas perderam a vida durante o fim de semana em acidentes de trânsito, em todo o Estado. Somente na região foram registrados três acidentes com óbito em rodovias estaduais entre sábado e ontem. Todas as vítimas são jovens e têm idade entre 12 e 27 anos.
João Bernardo Mello Cortez de Souza, de apenas 12 anos, foi a primeira vítima. A criança foi atropelada por um Fiat Palio de Imbituba por volta das 13h de sábado no km 10 da rodovia SC-434, em Garopaba. “O motorista alegou que o menino tentou atravessar repentinamente a via e não conseguiu desviar, atingindo a criança, que morreu ainda no local”, relata um patrulheiro.
Já na madrugada de ontem, por volta da 1h40, o motociclista Eduardo Corrêa Costa, de 22 anos, sofreu uma queda na rodovia SC-446, em Orleans. O jovem morreu ainda no local do acidente, no km 1. A Polícia Rodoviária Estadual (PMRv) não tem informações de como ocorreu a queda, mas acredita que o condutor tenha perdido o controle da direção.
A terceira morte foi registrada por volta das 3h de ontem na rodovia SC-440, em Tubarão. Segundo os patrulheiros, o motorista de um Gol perdeu o controle da direção em uma curva no km 28,8, saiu da pista e o automóvel capotou. O caroneiro Cléber Lopes Damásio, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. No veículo estavam, além do motorista, de 26 anos, outras três mulheres. Todos os quatro tiveram ferimentos leves.
Fonte: Diario do Sul

domingo, 21 de novembro de 2010

Acadepol conclui treinamento para a Guarda Municipal de Tubarão

 A Polícia Civil, através da Academia de Polícia Civil, concluiu treinamento para a Guarda Municipal de Tubarão, hoje (19), no auditório da Acadepol, em Canasvieiras.
Nesta sexta-feira, foram finalizadas as aulas da 1ª Turma de 15 Guardas Municipais da cidade de Tubarão, ministrado durante o período de quinze dias, para capacitação ao uso de Arma de Fogo e Técnicas Operacionais. Compreendido em um total de 100 horas/aula nas disciplinas de Armamento e Tiro e Técnicas Operacionais.
No mês de abril de 2011, mais duas turmas abrangendo o total de 45 guardas municipais de Tubarão, também receberão o treinamento na Acadepol, em Florianópolis.
A solenidade de formatura da primeira turma ocorrerá nas próximas semanas, em evento oficial na cidade de Tubarão.
Fonte: Polícia Civil-SC.

Acidente com vítima fatal

Aconteceu acidente com vítima fatal na Rod SC-440, Km 29, em Tubarão, conhecida como estrada geral da guarda. Informações preliminares dão conta de que o acidente acorreu nessa manhã. Em breve maiores informações.

sábado, 20 de novembro de 2010

Acidentes na região e outras informações

PRIMEIRO: Acidente de trânsito no Rio Maina, na SC-447, uma colisão frontal entre um carro e uma moto resultou em um casal encaminhado ao Hospital São José, com ferimentos graves.
O condutor do Gol, placas IKG-8414, de Criciúma, 50 anos, estava embriagado e por pouco não foi linchado por moradores e familiares das vítimas. Transitava com o farol apagado.

SEGUNDO: Um veículo foi furtado nas proximidades do Farol shopping. A Polícia Militar localizou o veículo, e após perseguir os bandidos eles capotaram o carro e foram presos.

TERCEIRO: Balanço Polícia Rodoviária Federal (19/11). 42 acidentes, 15 feridos, 1 morto, 776 veículos fiscalizados, 273 multas, 37 veículos retidos, 3 CNHs apreendidas., 2 prisões, (1 – embriaguez ).

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Rua pavimentada em Tubarão

A prefeitura de Tubarão asfaltou na tarde desta sexta-feira (19), mais uma importante via do município. A pavimentação da rua Paulo Jacob May, que liga a avenida Expedicionário José Pedro Coelho à BR-101. O investimento foi de aproximadamente de R$ 300 mil para efetuar a obra, que se tornará mais uma importante via de escoamento do trânsito.

Um exemplo de vida

Operação calçada livre


Segunda-feira a guarda municipal começa a notificar os veículos que estão estacionados na calçada, próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição. O prazo de orientação para aqueles que costumam usar a calçada como estacionamento termina amanhã, sábado. Aliás, a orientação é na verdade uma gentileza desnecessária, visto que todo o motorista deveria saber que calçada foi feita para o pedestre caminhar. Isso é uma regra simples, assim como colocar a mão na bola no futebol é falta... todo mundo sabe!

Corrida rústica domingo


O CORTUBA- Clube de corredores de rua de Tubarão estará realizando no próximo domingo (21) corrida rústica com provas para adulto e infantil, a partir das 09h00 da manhã. A largada e a chegada será no clube Noroeste, Bairro Oficinas. A Guarda Municipal estará prestando apoio na segurança do evento e no fechamento das ruas.