segunda-feira, 30 de julho de 2012

Motoboys devem se adequar às regras do Contran até sábado

A partir do próximo sábado (4), motoboys que não se adequarem às regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) serão multados. Duas resoluções do órgão exigem que motociclistas que fazem frete tenham emplacamento vermelho, mudem a categoria de transporte da moto de passageiro para carga e tenham 30 horas de curso de formação específico para trabalhar sobre duas rodas e uma série de equipamentos de segurança obrigatórios. Além de todas as adaptações, os profissionais precisarão ter pelo menos 21 anos para exercer o trabalho e dois anos de experiência com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A...
A regra pretende diminuir o número de acidentes com motos, que aumentou de 41, entre janeiro e maio de 2011, para 49 nos primeiros cinco meses de 2012, um incremento de 19,51%. E também a quantidade de mortes, que passaram de 37 para 40 no mesmo período, um acréscimo de 8,1%. Os dados são do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). Um levantamento nacional da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação indica que 45,8% das internações por acidentes de trânsito, de janeiro a junho de 2011, foram de motociclistas e caronas.
O DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito - garantiu que a data para início da fiscalização está mantida para o sábado (4). A multa para quem não se adequar à lei é de r$ 200 e a moto pode ser apreendida. A carteira de habilitação do motoboy também pode ser suspensa.
É importante reforçar: a lei é federal. Ou seja, todos os motoboys do país precisam se adaptar.
Fonte: G1

Nenhum comentário: