terça-feira, 3 de julho de 2012

Câmeras de segurança estarão instaladas na área central de Tubarão até a próxima sexta-feira

Conheça quais são os pontos exatos onde os primeiros oito equipamentos serão colocados e também outros já escolhidos para a ampliação do sistema.
Mirna Graciela
Ao que tudo indica, as câmeras de segurança estarão instaladas na área central de Tubarão até a próxima sexta-feira. A previsão era de que os trabalhos iniciassem ontem, mas faltam as braçadeiras, usadas para encaixar os equipamentos nos postes. “Estas peças estão vindo de Florianópolis, pois não são comercializadas em nossa região”, explica o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Ângelo Bertoncini. Inicialmente, serão oito câmeras, com os endereços definidos (confira no mapa abaixo), e somente entrarão em operação no fim deste mês, segundo previsão do tenente-coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da secretaria estadual de segurança pública (SSP)...


O projeto prevê ampliação para 28 equipamentos e os outros 20 lugares estão em estudos - alguns já foram definidos (veja abaixo). Com a implantação das primeiras, 40 pontos serão vigiados. Isto porque giram em 360 graus e cada uma permite monitorar cinco ângulos. “Quando estiverem em funcionamento, buscaremos parcerias com a iniciativa privada e a prefeitura para adquirir outras câmeras. Precisamos expandir o projeto. Espero que os empresários e nossos administradores se conscientizem da necessidade de reforçar a segurança”, planeja o comandante. As câmeras serão distribuídas em uma sequência estratégica. Em qualquer lugar do centro, obrigatoriamente o infrator passará por um dos equipamentos. “Temos certeza de que, com o sisterma, haverá uma redução significativa nos índices de criminalidade”, avalia Bertoncini. 



População espera há tempo pelo sistema

O processo de instalação das câmeras de videomonitoramento em Tubarão é aguardado há mais de um ano pela população. Um dos motivos de caminhar a passos lentos é a reforma da Central Regional de Emergência, de onde será feito o monitoramento das imagens, na sede do 5º Batalhão da Polícia Militar, no bairro São João. As obras foram finalizadas. Os trabalhos de ligação do grupo gerador, responsável pela manutenção da energia elétrica da central, terminaram e ontem o equipamento foi ligado para testes. O mesmo ocorrerá nos próximos dias para os serviços de rádio, telefonia, internet e videomonitoramento. Capivari de Baixo, Braço do Norte, Garopaba, São Ludgero e Imbituba são as cidades da região que já possuem o sistema.

Fonte:Jornal Notisul

Nenhum comentário: