terça-feira, 3 de julho de 2012

Rua mal planejada no passado reflete a insegurança atualmente

Desde que a rua Andrino Sales Borges foi pavimentada, o movimento aumentou consideradamente. Agora, todos querem ser os donos da rua.

 Angelica Brunatto
Desde o início da década passada, os moradores do bairro Andrino, em Tubarão, precisam ter atenção triplicada. A estrada principal, a Andrino Sales Borges, muitas vezes parece um lugar sem leis de trânsito. Ninguém se entende e, em decorrência disso, ocorrem muitos acidentes, principalmente com motociclistas e ciclistas. “Muitos motoqueiros passam por aqui correndo e empinam a moto. Já vi vários acidentes”, conta a aposentada Zoe Cardoso, 74 anos. O problema agrava-se nos pontos onde não há passeio público. “Em 2000, quando a gente comprou o material para o asfalto e a prefeitura deu a mão-de-obra, muita gente não quis recuar um pouco o muro para construir as calçadas”, lamenta a atendente da padaria Passarela, à beira da estrada, Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar, 46..
Nos horários de entrada e saída de aula da Escola Professor Noé Abatti, a preocupação é ainda maior, já que há muitas crianças, e elas precisam dividir espaço com os veículos. A própria comunidade aponta soluções. “Para que os estudantes tenham mais segurança, deveria ter ao menos uma lombada em frente ao colégio e guardas para orientar o trânsito também”, sugere a caixa da padaria Passarela, Vanessa da Silva, 23. A administração municipal está ciente do problema. Inclusive, um abaixo assinado da comunidade foi entregue há um mês. “Vamos colocar duas lombadas. Uma em frente à escola, e outra 200 metros depois, em direção à ponte”, garante o diretor de planejamento de tráfego da prefeitura, Rodrigo Vieira Joaquim. Mas apenas as lombadas não são suficientes para acabar com o caos. Para que o trânsito melhore no local, é necessário que cada um faça a sua parte.
 Os prazos
As placas de sinalização das novas lombadas no Andrino devem ser colocadas até amanhã. O diretor de planejamento de tráfego da prefeitura de Tubarão, Rodrigo Vieira Joaquim, afirma que o material já estava disponível desde a semana passada. As lombadas, entretanto, deverão ficar prontas apenas na próxima semana. O serviço será executado pelos funcionários da secretaria de infraestrutura da cidade.
Fonte:Notisul

Nenhum comentário: