terça-feira, 14 de junho de 2011

Afinal…O que é Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM na Política de Segurança Pública?

O GGIM não gerência projetos, mas tem como missão: Identificar oportunidades e alternativas de ação que permitam a melhor coordenação dos diversos esforços com o objetivo de produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira mais efetiva e integrada.

A interlocução entre as instituições pode acontecer de diversas maneiras, desde a realização constante de reuniões para que cada organização conheça o representante da outra, até o desenvolvimento de planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos delitos e para a repressão da criminalidade em determinadas áreas ou aspectos.

Portanto, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal deve, simultaneamente, promover a integração entre as instituições responsáveis por prover a segurança pública no âmbito local como promover a ligação entre essas e a comunidade a partir de sua estreita ligação com os Conselhos Comunitários de Segurança.

Os GGIMs são integrados por todas as organizações que compõem o sistema municipal de segurança pública (Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Conselho Comunitário de Segurança, sistema prisional, dentre outras).

Enquanto os Conselhos de Segurança são compostos apenas pelos gestores das organizações
policiais que atuam no município e pela sociedade civil organizada que comparecem às reuniões dos CCSs para demandar ações, solicitar informações ou reivindicar medidas para melhoria da segurança pública em uma dada localidade.

O GGIM possui caráter deliberativo e executivo, enquanto o CCS possui caráter apenas consultivo. Os CCS são instâncias constituídas para que os gestores das organizações policiais possam ouvir a população no que diz respeito às suas demandas por segurança ou por ordem pública.Os gestores policiais, por sua vez, devem encaminhar as demandas apresentadas pela população a quem possui competência para a sua resolução.
PRONASCI
Baixar a cartilha (arquivo em formato PDF)

http://www.comunidadesegura.org/files/Guia_GGIM.pdf

Nenhum comentário: