terça-feira, 7 de junho de 2011

BR101: de Laguna a Capivari, falta mais da metade

Notícias boas e outras nem tanto em relação à duplicação da BR-101 sul. A informação a ser comemorada é sobre o trecho de Tubarão. Agora, restam 5,85 quilômetros para serem duplicados. Claro que ainda restam obras-de-arte especiais, sinalização, acabamentos.

Mas a situação já foi pior. O lote 26, de responsabilidade da Construtora Triunfo, era considerado um dos mais atrasados. O certo era o trabalho já estar pronto. Este é o 6º ano da obra. Mas o importante é que o ritmo é bom e o prazo de conclusão - até dezembro deste ano - deverá ser cumprido.

Além das pistas, a Triunfo ainda tem 2,6 quilômetros de terraplenagem a ser finalizados, duas obras-de-arte especiais para terminar. Ambas estão em andamento (as PIs do São Cristóvão e de acesso a Treze de Maio). No mês passado, a Triunfo finalizou a pavimentação de 2,9 quilômetros de ruas laterais, a estrutura da PI do São Cristóvão (está em fase de pavimentação das pistas - termina neste mês) e a infraestrutura da PI de Treze de Maio (termina a terraplenagem este mês).

A preocupação é em Laguna. O consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco tem mais da metade (12,5 quilômetros) do trecho de 22 quilômetros para duplicar até julho do próximo ano. Além disso, ainda faltam oito quilômetros de terraplenagem e seis obras-de-artes especiais. Quatro estão em andamento. Duas nem começaram a ser feitas.

No mês passado, o consórcio iniciou a terraplenagem da PI de Vila Flor, terminou o corte do Morro da Tractebel e começou a pavimentação dos desvios para iniciar a estrutura do viaduto duplo de acesso a Capivari de Baixo.
Notisul

Nenhum comentário: