sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rio recebe fórum internacional para reduzir mortes no trânsito

Representantes de cerca de 30 entidades nacionais e internacionais ligadas ao trânsito vão discutir com os ortopedistas brasileiros o plano da Década de Ações para um Trânsito Mais Seguro, lançado pela ONU e OMS. Proposto para até o ano 2020, o plano de ações pretende reduzir em até 50% a fatalidade no trânsito, que mata, por ano, mais de 1,3 milhão de pessoas no mundo.

O Fórum Internacional de Trânsito é uma das principais atrações do 25° Congresso ORTRA 2011, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, que acontece entre os dias 7 e 9 de julho, no Hotel Intercontinental, em São Conrado. O evento trará para o Rio renomados especialistas de vários países ligados ao estudo de traumas no trânsito.

Um dos destaques será a presença da Dr.ª Eugenia Rodrigues, da Organização Pan-Americana de Saúde e da OMS. Ela irá mostrar como a implementação de medidas educativas podem ajudar na prevenção dos acidentes, que só no Brasil matam 35 mil pessoas anualmente.

Outro ponto importante será a divulgação de uma pesquisa inédita realizada com motoristas, ciclistas e pedestres do Rio de Janeiro e São Paulo sobre as consequências das distrações no trânsito, que são capazes de aumentar em até 400% os riscos de acidentes. Com essa iniciativa, a SBOT quer contribuir com o movimento global de incentivo à prevenção.

Além do Fórum Internacional de Trânsito, o Congresso, com cerca de três mil participantes, vai abordar temas centrais de atualização sobre ortopedia e traumatologia, desde os procedimentos de rotina nos consultórios e emergências hospitalares às cirurgias de alta complexidade, reunindo uma seleta plateia de especialistas e vários dos mais conceituados palestrantes do Brasil e do exterior.
Portal do trânsito

Nenhum comentário: