segunda-feira, 20 de junho de 2011

Semáforos equipados com temporizador ou cronômetro poderão ser obrigatórios

Projeto em tramitação na Câmara (PL 78/11) determina que semáforos terão que ser equipados com cronômetro que indique o tempo restante para a mudança de sinal. O projeto do deputado Duarte Nogueira, do PSDB de São Paulo, acrescenta dispositivo ao Código de Trânsito Brasileiro. Ele acredita que os temporizadores aumentam a segurança do trânsito e têm potencial para reduzir o número de acidentes.

“De longe o motorista vindo em direção ao ponto de cruzamento já tem a noção exata se vai ser possível ele passar ou se ele arrisca se deve passar no amarelo, o que gera grande parte dos acidentes, inclusive com vítimas e mortes. E os semáforos com temporizador em relação aos convencionais apontam índice de acidentes muito menor.” O deputado Hugo Leal, do PSC, que já foi diretor do Detran do Rio de Janeiro, considera que é mais uma tecnologia importante para segurança no trânsito. Mas o principal ainda é a educação.

“Olha, eu digo que ele torna o trânsito mais informativo, mais exato. Sempre vai depender da educação. Neste caso é uma ação positiva, mas sempre dependendo do comportamento humano.”

Na cidade de Piracicaba, foram instalados semáforos com temporizadores em 2009. Uma pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, Universidade de São Paulo, comparou dados de sete cruzamentos do município antes e depois dos semáforos com temporizador e apontou queda de 34% no número de acidentes. Pesquisa semelhante foi feita em São Carlos e a redução foi de 35%. Em Ribeirão Preto, a queda foi menor, de 5%.
Câmara dos deputados

Nenhum comentário: