terça-feira, 25 de outubro de 2011

Carro de cor clara pode ser mais econômico


Todo mundo sabe que usar branco em um dia quente de verão é mais fresco do que usar preto, mas a novidade é que esse mesmo princípio científico também serve para carros. Um estudo da Berkeley Lab Environmental Energy Technologies Division, na Califórnia (EUA), mostrou que a simples escolha da cor do carro pode significar uma economia de até 1,1% na sua conta de combustível.
Segundo a pesquisa, carros de cor mais clara refletem, em média, 60% da luz do sol, e absorvem menos calor. Com isso, o veículo exige menos do ar condicionado para manter o interior fresco. Os mais reflexivos são os brancos e os pratas.
Mas, para quem não gosta destas opções, a cor escura ainda não foi descartada. Aquelas que foram feitas com tinta solar reflexivas conseguem manter o interior mais frio do que as tradicionais cores escuras.

Comparação
Os pesquisadores usaram dois carros sedan, um prata e outro preto, que foram expostos ao sol. A temperatura registrada dentro do veículo prata ficou entre 5 º C e 6 ºC menor do que o carro preto.
Com isso, o carro prata precisou de 13% a menos da capacidade do ar condicionado para resfriar o ambiente em relação ao outro veículo.
 Revista Galileu

Nenhum comentário: