terça-feira, 4 de outubro de 2011

Santa Catarina deve receber 358 câmeras de monitoramento urbano até o fim do verão

A instalação de 358 câmeras de monitoramento urbano em 31 cidades promete reforçar o trabalho da polícia na prevenção e combate ao crime em Santa Catarina. O sistema de videomonitoramento deve começar a ser instalado em dezembro e estará em operação até o fim do verão.

Após a assinatura do convênio — entre o Governo do Estado, a Secretária da Segurança Pública (SSP) e os municípios, com investimento de R$ 5.701 milhões — será lançado um edital para definir as empresas que vão instalar e fazer a manutenção dos equipamentos.

Os pontos de monitoramento serão definidos com base em dados da polícia. Segundo estatísticas oficiais, a criminalidade é menor em locais onde existem câmeras de vigilância. 

— As câmeras funcionam como ferramenta de apoio ao policiamento e potencializam as atividades de vigilância nas cidades — explica Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da SSP.

Novas aquisições

O Estado já conta com 550 câmeras em funcionamento, em dezoito cidades. Além das novas aquisições, outras cem câmeras serão instaladas em pontos estratégicos de Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Penha, Piçarras, Bombinhas, Porto Belo e Laguna — em uma parceria da SSP e a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Câmeras "inteligentes" também serão instaladas nas cabeceiras das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, em Florianópolis. A nova tecnologia permite o reconhecimento de placas de veículos e a leitura biométrica facial, em tempo real.

As imagens chegam a uma central de monitoramento e são confrontadas com um banco de dados. Em caso de pessoas foragidas ou com mandado de prisão, por exemplo, o sistema dispara um alarme e aciona a polícia. O mesmo acontece em caso de carros furtados.

Cidades/ Número de Câmera
Antônio Carlos- 6

Apiúna- 6

Barra Velha- 10

Bombinhas- 15

Braço do Norte- 10

Canoinhas- 6

Capivari de Baixo- 10

Florianópolis- 65

Forquilhinhas- 7

Gaspar- 14

Guaramirim- 10

Herval do Oeste- 7

Içara- 11

Indaial- 10

Itapema- 15

Joaçaba- 13

Lages- 10

Laguna- 10

Massaranduba- 5

Navegantes- 6

Palhoça- 10

Penha- 10

Piçarras- 10

Porto Belo- 10

Presidente Getúlio- 6

Santo Amaro da Imperatriz- 9

São Bento do Sul- 10

São Ludgero- 5

Schroeder- 5

Sombrio- 6

Timbó- 10

Urussanga- 10

Xanxerê- 11
DiárioCatarinense

Nenhum comentário: