quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Guarda Municipal de Tubarão já tem autorização para portar arma de fogo


GM Davi, Pepê Collaço, Manoel Bertoncini, Ademar Stocker e Carlos Eduardo após assinatura do convênio

GM Davi, Pepê Collaço, Manoel Bertoncini, Ademar Stocker e Carlos Eduardo após assinatura do convênio
Divulgação/PMT
Depois de um quase um ano de espera e investimentos na ordem R$ 325 mil, em capacitação e aquisição de equipamentos, a prefeitura de Tubarão acaba de conseguir a autorização para que os Guardas Municipais de Tubarão utilizem arma de fogo.
A notícia foi dada na tarde desta quinta-feira (13), pelo superintendente da Polícia Federal de Santa Catarina, delegado Ademar Stocker, durante reunião ocorrida na Capital, da qual participaram o prefeito Manoel Bertoncini, vice-prefeito, Felippe Collaço e os secretários de Segurança e Patrimônio, Carlos Eduardo de Bona Portão, de Gestão Municipal, Estêner Soratto da Silva Júnior e de Desenvolvimento Econômico, Celso Meneghel, além do Guarda Municipal, Davi Laurentino, representante da categoria.
Durante o encontro, foi assinado o convênio entre a prefeitura e a Polícia Federal, o que vai possibilitar aos Guardas Municipais a utilização da arma de fogo dentro de um prazo máximo de 10 dias. “Faltam agora pequenos detalhes, como a expedição da carteirinha de porte de arma individual, para que os equipamentos possam ser finalmente utilizados”, comemora o secretário de Segurança e Patrimônio.
Com a autorização, a Guarda Municipal de Tubarão será a terceira do Estado a utilizar armas de fogo, possibilidade que só passou a ser viável no ano passado, por meio do Estatuto do Desarmamento, que permitiu o uso de armas por guardas municipais em cidades com mais de 50 mil habitantes.
Na próxima semana, a prefeitura de Tubarão deve realizar um ato solene de entrega do porte e das armas, para cada um dos 41 Guardas Municipais que, atualmente, integram o efetivo. “O ideal é que não fosse necessária a utilização destas armas, mas como se trata da preservação da vida dos guardas, não medimos esforços para concluir todo o processo e finalmente obtivemos a autorização há meses aguardada”, ressalta o prefeito Manoel Bertoncini.
Decom/Tubarão

Nenhum comentário: