quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dilma pede estudo sobre a viabilidade de carro elétrico no País

Em entrevista concedida no último sábado, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, revelou que a presidente Dilma Rousseff solicitou um estudo sobre a viabilidade da participação de carros elétricos na matriz de transporte do Brasil.

Durante um anúncio de uma nova fábrica da Nissan no Rio de Janeiro, o ministro disse que ainda não há decisão oficial de governo, mas confirmou que Itaipu já vem realizando estudos. Agora, com o estreitamento nas relações com a Renault/Nissan, que investe fortemente em veículos elétricos, o Brasil pode tirar proveito para implantar tais tecnologias no País, com a possível implantação de um projeto piloto para desenvolver carros desse tipo.

“Nossa matriz energética é renovável e o etanol é um êxito como fonte de energia. O carro elétrico ajuda a reduzir emissões nas cidades, mas depende da fonte de energia utilizada. Quem utiliza carvão, acaba emitindo mais carbono”, comparou o ministro, que completou dizendo que o Brasil está “ampliando fortemente” sua matriz hidrelétrica e eólica.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de automóveis do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Japão. “Acredito que os investimentos são uma relação de valor recíproco: uma grande marca de um lado e do outro, a grande marca Brasil”, completou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
Quatro Rodas

Nenhum comentário: