quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Guarda Municipal de Tubarão recebe kit de segurança


Guarda Municipal de Tubarão recebe kit de segurança
Guardas Municipais receberão colete balístico, capa do colete, spray de pimenta, munição e a pistola Taurus PT 59


O prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini e o secretário de Segurança e Patrimônio, Carlos Eduardo de Bona Portão entregam nesta quinta-feira (27), às 11 horas, na Sala de Atos do Paço Municipal, o kit de segurança para os 41 guardas municipais.

Cada GM vai receber um colete balístico, capa do colete, spray de pimenta, munição e a pistola Taurus PT 59. A solenidade encerra as ações deflagradas pela prefeitura, que há mais de um ano iniciou o processo para oferecer mais segurança aos guardas municipais, depois que GM Marcelo Goulart Silva, 33, foi baleado e morreu durante uma operação no centro da cidade.

O porte de arma expedido pela Polícia Federal só foi obtido depois que a prefeitura cumpriu uma série de exigências. Mudança do regime trabalhista dos guardas municipais, melhoria da infraestrutura da secretaria de Segurança e Patrimônio e curso realizado na Academia de Polícia Civil foram alguns dos trâmites cumpridos.
Com a autorização, a Guarda Municipal de Tubarão será a terceira do Estado a utilizar armas de fogo, possibilidade que só passou a ser viável no ano passado, por meio do Estatuto do Desarmamento, que permitiu o uso de armas por guardas municipais em cidades com mais de 50 mil habitantes. Ante então, somente Balneário Camboriú e Itajaí tinham essa permissão.


Para o prefeito Manoel Bertoncini, o ideal é que não fosse necessária a utilização de armas. “Mas como se trata da preservação da vida dos guardas, não medimos esforços para concluir todo o processo e finalmente obtivemos a autorização há meses aguardada”, ressalta o prefeito Manoel Bertoncini.
 Decom/Tubarão

Nenhum comentário: