Agência USP de Notícias
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Pavimento e velocidade influenciam nível de ruído emitido por veículos
Pesquisa de mestrado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) mostra que existe relação entre o nível de ruído externo e interno causado pelo tráfego, o tipo de pavimento e a velocidade do veículo. No caso do pavimento, a diferença oscilou pouco - entre dois e três decibéis (dB) -, enquanto nos testes de velocidade a poluição sonora caiu de forma significativa: de 73,4 dB aos 100 quilômetros por hora para 63,8 dB na redução para 60 km/h.
As medições foram realizadas pelo engenheiro Sérgio Callai, autor da pesquisa, na rodovia dos Bandeirantes e na pista da Pirelli em Sumaré, no interior de São Paulo. Para facilitar a comparação, todos os testes foram feitos no mesmo dia em um Pálio 1.8 com velocidade de 100 km/h, temperatura ambiente de 25 graus centígrados, asfalto a 38 graus, umidade relativa do ar de 55% e ventos de 1,5 km por hora.
Três tipos de pavimentação foram analisados: o microrrevestimento, muito comum nas estradas brasileiras; o asfalto borracha gap graded, que contém látex em sua composição; e o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). As medições usaram microfones externos e internos.
Entre os três pisos analisados, o asfalto-borracha (80 dB) foi o que apresentou menor volume de ruído. Foram 80 decibéis contra 83 decibéis medido externamente no microrrevestimento. Já na aferição captada pelo microfone posicionado próximo ao ouvido do motorista, a diferença do asfalto-borracha em relação dos outros dois foi de 71 dB a 73 dB.
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