quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Solução sustentável para compartilhamento de carros


A Zazcar, empresa de compartilhamento de carros, trouxe para o Brasil o conceito de carsharing. O serviço consiste na utilização de carros por demanda, com pagamento feito por hora. O cliente tem um carro à sua disposição sempre que precisar e só paga o tempo utilizado.
A empresa iniciou sua operação no Brasil em 2009 e, até o momento, conta com cerca de 450 clientes que se revezam no uso de 21 carros espalhados em 19 localidades na cidade de São Paulo.
Segundo o sócio-diretor da Zazcar, Felipe Barroso, mais de um milhão de pessoas no mundo usam este tipo de serviço, que entre outras vantagens, pretende proporcionar uma melhora no trânsito das cidades. “Um único carro compartilhado atende várias pessoas por dia e pode tirar de 9 a 13 veículos das ruas”, afirma ao completar que o tempo de permanência dos usuários com o veículo gira em torno de duas a seis horas.
Para utilizar o serviço, o cliente realiza um cadastro, opta por um dos planos da empresa e recebe em casa um cartão de acesso, o Zazcard. “Com o cartão em mãos, ele faz a reserva do carro quando quiser, por telefone ou Internet. Depois, é só se dirigir ao estacionamento onde estará o carro, destravar o veículo com o próprio cartão de acesso, pegar as chaves no porta-luvas e sair dirigindo sem se preocupar com gasolina, seguro e manutenção, tudo incluso no preço”, explica Barroso. Ao final da utilização, o cliente devolve o carro no mesmo ponto onde retirou.
O serviço de carsharing pode atender a diversas demandas do cotidiano, como visitas ao shopping e supermercado, viagens de fins de semana, visitas a clientes em uma tarde, além de ser uma opção para o segundo carro da família. “O custo de possuir um carro vai muito além do valor do veículo. São impostos, combustível, seguro, manutenção, juros, e para uma família, nem sempre é necessário mais de um veículo. Com o carsharing, membros da família podem usar carros diferentes, sem precisar custear todas as despesas de um veículo extra”, exemplifica o sócio-diretor da Zazcar.
O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de R$ 6,90 a hora. Para aderir, é necessário ter idade mínima de 21 anos, cartão de crédito e carteira de habilitação há, no mínimo, dois anos.
 Exame.com

Nenhum comentário: