quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pardais são instalados na BR-101

TUBARÃO – A fiscalização eletrônica de velocidade na BR-101 Sul já começou. Oito redutores de velocidade (lombadas) e dois radares fixos (pardais) foram instalados entre Imbituba e Passo de Torres. A maior parte dos equipamentos ainda está em fase de testes e, por isso, as possíveis multas não estão sendo expedidas. Por enquanto, não foi estipulado um prazo para a conclusão dos testes. 

As lombadas eletrônicas foram instaladas, em sua grande parte, em vias laterais da BR-101, com o intuito de reduzir a velocidade. Duas delas, em Araranguá e em Treze de Maio, estão funcionando plenamente, ou seja, quem passar do limite de 50km/h será multado. Em Treze de Maio, a lombada do km 349 deve ser retirada em breve. “Ela está lá de forma provisória, enquanto o trânsito da BR-101 está na via lateral. Assim que as obras forem concluídas neste trecho a lombada perde o objetivo e será retirada. 
Acreditamos que isso deva ocorrer até o fim deste mês”, afirma Avani. 
Já os pardais estão instalados em Sangão e em Tubarão. Na Cidade Azul, ele está exatamente em frente ao Dnit. Ambos estão em fase de aferição. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, em Florianópolis, os demais equipamentos previstos para a região só devem ser instalados quando outros trechos de pista duplicada forem liberados para o trânsito. Desta forma, não há previsão de quando isso deve ocorrer. 

Um estudo apontou a necessidade de instalar na BR-101, em Santa Catarina, 26 pardais e 19 lombadas. Destes equipamentos, 21 serão colocados entre Imbituba e Içara, sendo 11 lombadas e 10 pardais. Os trechos já foram determinados, porém, o local exato só é definido após uma avaliação local, feita pela empresa que venceu a licitação e submetida à aprovação do Dnit, em Brasília. No Estado, a empresa vencedora foi a Eliseu Kopp, denunciada no caso da “Máfia dos Pardais”. Segundo a denúncia, a empresa utilizaria o mesmo edital para mais de uma licitação, mudando apenas os valores que já conteriam a porcentagem necessária para ganharem a licitação. 
Diário do Sul

Nenhum comentário: