quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Chuva desaloja mais de cem e deixa Criciúma em situação de emergência

Após uma madrugada de chuva sem tréguas nesta quarta-feira, Criciúma contabiliza cerca de 100 pessoas desalojadas e mais de 70 desabrigadas que estão amparadas em três abrigos de emergência montados nas proximidades da prefeitura. Na noite de terça-feira, o prefeito Clésio Salvaro decretou situação de emergência, e a documentação deve ser enviada à Defesa Civil do Estado ainda nesta manhã.
Por volta de 5h, algumas pessoas ainda estavam sendo retiradas de casa. Conforme a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Ângela Mello, o resgate foi demorado em razão do volume de chuva e das condições de saúde de algumas vítimas. Não há registro de mortos ou feridos.

— Até a madrugada choveu 162 milímetros (quase o previsto para o mês inteiro), não tem boca de lobo e nem drenagem que suporte um volume de água concentrada tão grande. E durante a madrugada a chuva não parou e ainda foi mal distribuída — informou Ângela.

Foram atingidos com alagamentos ou deslizamentos os bairros Vila Zuleima, Monte Castelo, Vila Francesa, Imperatriz, São Francisco, Paraíso, Sangão, Centro, Morro Estevão, Vera Cruz, Cruzeiro do Sul, Mina do Mato, Tereza Cristina, Mina Brasil e São Simão. No Bairro Vera Cruz parte de uma rua de acesso ao Morro Cechinel desmoronou e abriu um buraco de aproximadamente 20 metros de altura, o que provocou a interdição de duas ruas. No local do deslizamento não havia casa.
Também transbordaram os rios Criciúma, Maina e Sangão. Este no Bairro Sangão, onde a água chegou a mais de dois metros de altura e deixou a localidade isolada. Na manhã desta quarta-feira, as equipes da Defesa Civil e da prefeitura começam a distribuir mantimentos e ajudar as famílias no retorno às casas.
Cerca de 300 quilos de material (água, material de limpeza, agasalhos, roupas de cama e cestas básicas) que a cidade havia arrecadado para enviar às vítimas da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro deverá permanecer em Criciúma.
Na manhã desta quarta-feira, ainda chovia na cidade. A previsão da Defesa Civil é que não deverão ocorrer novas pancadas fortes.
Estacionamento rotativo
Devido às fortes chuvas e registros de vários pontos de alagamentos nas ruas de Cricíuma, o o sistema de estacionamento rotativo não funciona nesta quarta-feira.A medida é para que os atingidos possam limpar com mais tempo casas e estabelecimentos alagados.
Há probabilidade de o sistema também não funcionar na quinta-feira.
Ana Paula Cardoso- DC





Nenhum comentário: