sábado, 8 de janeiro de 2011

Içara, Criciúma e Maracajá recebem instalação de pórticos

O trecho da BR-101 Sul, que corta os municípios catarinenses de Içara, Criciúma e Maracajá, recebe, neste início de ano, a instalação de estruturas para fixação de pórticos e semi-pórticos. O DNIT vem executando este tipo de sinalização desde setembro de 2010 , quando foram iniciados a edificação das bases e o içamento de estruturas.


A cerca de cinco metros acima da faixa de rolamento, a estrutura superior do pórtico tem sinalização vertical indicativa de acesso aos municípios do trecho, aos bairros lindeiros e a indicação de retorno de sentido.
Entre o km 369 ao km 403 foram instaladas 12 estruturas entre pórticos e semi-pórticos. Na manhã da quinta-feira (6), a empresa contratada pelo DNIT executou a instalação de mais um semi-pórtico próximo ao km 394, em Criciúma (SC).

Denomina-se pórtico a estrutura metálica suspensa sobre a rodovia, no qual está fixada a sinalização vertical indicativa, com as bases instaladas nos bordos da pista, cobrindo a extensão das faixas de rolagem. Aos semi-pórticos, também conhecidos por bandeiras, são estruturas metálicas fixadas em apenas um dos bordos das pistas.

Serão 29 estruturas (10 pórticos e 19 semi-pórticos) no trecho entre o km 300, em Laguna, ao km 387, em Içara, no sul catarinense. Duas estruturas de semi-pórticos foram instaladas em Sangão, no km 359 e no km 361, e dois pórticos em Jaguaruna. Esse tipo de equipamento será instalado ao longo de toda a BR-101 Sul, nos trechos já duplicados.
Br101sul




Nenhum comentário: