sábado, 29 de janeiro de 2011

Ponte sobre o Rio TB não tem projeto

TUBARÃO – Uma das novidades apresentadas pelo 3º Relatório da Fiesc sobre as obras de duplicação da BR-101 é a necessidade de elaboração de um projeto para o reforço e o alargamento da ponte sobre o Rio Tubarão, a conhecida ponte Ferraz-Cavalcanti. O estudo realizado pelo engenheiro Ricardo Saporiti aponta que a duplicação das pistas só deve ser concluída no segundo semestre de 2012 e a obra completa da rodovia, somente no segundo semestre de 2015.

Segundo Saporiti, a ponte Ferraz-Cavanti sequer conta com projeto de alargamento e reforço das estruturas e, futuramente, este pode se tornar um gargalo para a rodovia. “Ao que nos consta, esta ponte não tem projeto executivo e se não forem tomadas providências imediatas, é possível que o túnel do Morro do Formigão fique pronto antes, e aí o gargalo passaria a ser a ponte”, observa o engenheiro.

A assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que, de fato, o alargamento e reforço estrutural da ponte sobre o Rio Tubarão não ficou a cargo da Triunfo, apesar de a empresa ser responsável por executar este serviço na ponte sobre o Rio Capivari, no ponto onde inicia o lote 26, na divisa de Tubarão com Capivari de Baixo.

A assessoria afirma ainda que, mesmo sem o projeto pronto e previsão de licitação, a ponte não seria um gargalo, já que a mesma não está interditada por problemas estruturais e poderia ser liberada se fosse o caso, só que não estaria no padrão adotado nas demais pontes da rodovia.

Segundo o Dnit, engenheiros do órgão ainda estudam qual seria a melhor forma de fazer as obras de reforço e alargamento da ponte. Sem o projeto finalizado, não há como estimar os valores necessários para a obra.
diario do sul

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