sábado, 8 de janeiro de 2011

Trabalhos avançam no Lote 29, entre Araranguá e Sombrio

Concentrado inicialmente em serviços de topografia, supressão de vegetação, montagem de canteiro de obras e na mobilização de operários e equipamentos, o consórcio Construcap/Ferreira Guedes/MAC Engenharia atua em duas frentes de trabalho na continuidade das obras de duplicação do Lote 29, localizado entre Araranguá / Sombrio, km 409,0 e km 437, da BR-101 Sul.

A primeira frente realiza serviços de pavimentação no trecho da localidade de Sanga da Toca, em Araranguá, onde aplicaram CBUQ (pavimento) em uma extensão aproximada de dois quilômetros. Em janeiro a meta é pavimentar de três a quatro quilômetros, acelerando os serviços de pavimentação.

A segunda frente atua no trecho do Contorno de Araranguá, onde será executado um viaduto de dois quilômetros de extensão. O viaduto que transpõe o Banhado do Maracajá faz parte dos seis quilômetros do Contorno de Araranguá. A obra foi uma solicitação da comunidade atendida pelo DNIT. Originalmente, a transposição seria por aterros, mas para não seccionar as propriedades agrícolas o projeto foi alterado, com anuência dos órgãos de controle, e incluído na nova licitação.

A estrutura em pilares do elevado permitirá a continuidade do cultivo agrícola no entorno da obra. Para iniciar os trabalhos no local, foi aberto o caminho de serviço, estrada que dá acesso à área de construção do viaduto, com extensão de mil metros no trecho. Nos trabalhos iniciais da obra de arte especial, foram executados, em 2010, 15% da infraestrutura (estacas metálicas e blocos de concreto), superestrutura, vigas de concreto pré-moldado com extensão de 19,70 metros.

Serão investidos R$ 276 milhões para a conclusão das obras remanescentes do Lote 29 e construção do viaduto do Contorno de Araranguá.
Br101sul






Nenhum comentário: