segunda-feira, 5 de março de 2012

Ciclistas banalizam segurança no trânsito

O ciclismo vem ganhando força no Brasil, segundo um levantamento da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) o País tem uma frota de 65,1 milhões de bicicletas, sendo o quinto maior consumidor do mundo.
No entanto, a falta de segurança preocupa. Além da escassez de ciclovias, fato que incentiva o tráfego em vias compartilhadas, poucos usam capacete e óculos de proteção. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, perito em medicina do trânsito e membro da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), no Brasil o uso de capacete e óculos de proteção está associado às trilhas e competições. Sendo assim, a maioria dos ciclistas banaliza a segurança no trânsito.
Ainda segundo a Abraciclo o uso da bicicleta no País está dividido em quatro setores, 50% dos ciclistas utilizam o meio para transporte, 32% das bicicletas são de uso infantil, 17% para recreação e lazer e 1% para competição. Sendo que, apenas os usuário que competem utilizam a maioria dos assessórios de segurança.
 Band

Nenhum comentário: