segunda-feira, 12 de março de 2012

Insônia requer tratamento médico

Muitas pessoas não dão a devida importância aos sintomas da insônia e acham comum despertar no meio da noite ou ficar na cama acordado. Porém, uma noite maldormida por representar cansaço, dores no corpo, irritabilidade e risco de acidentes no trânsito e trabalho. “Também prejudica a atenção e a memória, além de afetar a circulação sanguínea e o coração”, alerta o médico neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba.
Yonekura explica que dormir apenas o tempo necessário para se sentir bem é o suficiente para uma boa noite de sono. Sendo que cada pessoa tem seu tempo ideal. “A quantidade de sono necessária depende do cansaço físico, mental, da idade e até da genética de cada indivíduo”, afirma o médico.
Em média, um adulto dorme entre 7 e 8 horas por dia. “Mas, para saber a quantidade ideal, é preciso observar o sono e disposição no dia seguinte. Se dormir durante 6 horas e acordar disposto no dia seguinte, significa que teve um sono reparador”, destaca Yonekura.

O neurologista acredita que é preciso tomar cuidado com a falta de sono, porque quem não procura tratamento corre o risco de sofrer com as consequências da doenças.
“A insônia pode ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos pelo médico. Mas em alguns casos, mudanças simples no estilo de vida ajudam a combater o problema”.
Para uma boa noite de sono, Yonekura indica ir para a cama no mesmo horário todas as noites e levantar sempre na mesma hora pela manhã; evitar álcool e não exagerar em café e refrigerante. “Outra orientação é não levar problemas para a cama e fazer atividades relaxantes antes de dormir. Os exercícios físicos devem ser praticados em horários adequados”, acrescenta o neurologista.
Segundo o médico, o recomendado é levantar-se da cama se não conseguir dormir depois de trinta minutos deitado. “O ideal seria levantar e fazer uma leitura leve. Nada de televisão! Quem quiser pode tomar uma xícara de leite morno, pois a substância liptofano presente no leite ajuda o sono. Um alongamento relaxante antes de dormir deveria fazer parte da rotina das pessoas”, conclui.

Fonte: Jornal da Cidade

Nenhum comentário: