sexta-feira, 16 de março de 2012

Examinadores do Detran passarão por prova de conhecimentos

Examinadores do Detran, responsáveis pela avaliação dos condutores nos testes práticos de direção, devem passar um teste nacional a partir de maio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), em Curitiba, na reunião das Câmaras Temáticas de Educação para o Trânsito e Cidadania e de Saúde e Meio Ambiente, vinculadas ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O evento, organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Paraná e pela Prefeitura de Curitiba, reúne especialistas e representantes de diversos órgãos do país. A realização do Exame Nacional de Examinadores de Trânsito, o Enet, é uma solicitação dos Detrans e prevê que os profissionais que não alcancem as metas de qualidade estabelecidas passem por um processo de requalificação.
“O objetivo é reestruturar os exames práticos e teóricos. Por isso, o Departamento Nacional de Trânsito também vai retomar o Exame Nacional dos Instrutores de Trânsito, para avaliar e capacitar os profissionais de auto-escolas”, diz a representante do Denatran, Maria Cristina Hoffmann.
Os investimentos em qualificação ainda incluem cursos de 24 a 36 horas de duração, sobre legislação, engenharia de tráfego e educação, para representantes do Sistema Nacional de Trânsito, como funcionários dos Detrans, Polícias Rodoviárias e Departamentos de Estrada e Rodagem.
No Paraná, o Detran tem mantido uma agenda constante de cursos de capacitação profissional. Em 2011, a autarquia realizou 16 cursos nas áreas de biometria, vistoria e também no treinamento de novos examinadores para o teste prático de direção. Além disso, cerca de 200 servidores participaram de cursos da Escola de Governo do Estado.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, em função do Projeto de Realinhamento Institucional, um amplo levantamento das necessidades de treinamentos, nas mais variadas áreas, está sendo feito para 2012. “Serão investimentos significativos para a qualificação contínua dos funcionários. Entendemos que a excelência nos serviços é conseguida com profissionais cada vez mais preparados para o avanço tecnológico”, disse.
DEBATE – As Câmaras Temáticas do Contran são órgãos técnicos, que podem buscar especialistas e promover discussões sobre os assuntos que estudam. Elas são responsáveis por oferecer sugestões para melhorar as leis de trânsito.
A reunião dos grupos de Educação para o Trânsito e Cidadania e de Saúde e Meio Ambiente, em Curitiba, acontece nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), das 10h às 18h, na sede das Faculdades Opet, na Rua Nilo Peçanha, 1635.
Fonte: Bonde

Nenhum comentário: