quinta-feira, 22 de março de 2012

Infração na faixa de pedestre pode gerar multa de até R$ 191; saiba como evitar

Das infrações relacionadas à faixa de segurança, deixar de dar preferência a pedestre ou veículo não motorizado é considerada a mais grave pelo CTB (Conselho de Trânsito Brasileiro). A multa pode chegar a R$ 191,53 e 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Mas, para evitar situações como essa, é preciso ter conhecimento da lei em vigor e, o mais importante, colocá-la em prática. Em Campo Grande, o respeito é considerado parte de uma nova cultura que está sendo implantada na cidade.

A avaliação é do comandante da Cipran, Coronel Alírio Villasanti, que cita a campanha “Pedestre, eu cuido!”. “Na maioria das vezes o pedestre está correto, porque ele é o mais vulnerável, então ele tem que ter um respeito maior, até porque em algum momento todos nós somos pedestres”, afirmou.
Mas, segundo o comandante, nem sempre o motorista é o vilão da história. Há situações de desrespeito em que o responsável é o pedestre, mas, neste caso, não há uma punição regulamentada. É preciso contar com o bom senso e educação.
“O CTB prevê penalidades para pedestres, mas o Contran ainda não regulamentou a decisão”, explica.
Dicas
Cabe ao pedestre atravessar sempre em faixa de segurança. Na falta da sinalização, cruzar a via sempre em linha reta e nunca “driblando” os carros em movimento.
“Ver e ser visto”, a máxima do trânsito, é a principal recomendação. É necessário olhar para os lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única. Atravessar correndo ou fazendo brincadeiras deve ser evitado, assim como esperar a travessia abaixo do meio-fio.
Se o sinal estiver aberto para os carros, a preferência é dos motoristas. À noite ou em dias chuvosos a recomendação é para a utilização de roupas claras. Se for atravessar com animais, é preciso trazê-los presos às coleiras e afastados do meio-fio.
Já os motoristas precisam dar preferência àqueles pedestres que demonstrem, por meio de gestos, a intenção de atravessar a via sobre a faixa de segurança.
Pedestres que começaram a atravessar em cruzamento ou sob sinalização têm preferência quando o sinal está verde para o condutor.
Manter distância dos demais veículos, não ultrapassar indevidamente e não estacionar em faixas de segurança também fazem parte das recomendações.
Fonte: Campo Grande News

Nenhum comentário: