domingo, 18 de março de 2012

Novo carro da Volvo é o primeiro a ter airbags para pedestres

Em mais uma ação visando aprimorar a segurança no trânsito, a Volvo apresentou na exposição automobilística Geneva Motor Show, que acontece em Genebra, na Suíça, o primeiro carro do mundo a contar com um sistema de airbags para pedestres. Trata-se do modelo V40.
De acordo com o consultor sênior de segurança da fabricante, Thomas Broberg, a ideia do sistema é tornar mais confortável e menos complicada a experiência de direção dos usuários e auxiliar o condutor em situações eventuais no trânsito.

O sistema funciona através de sensores, localizados no para-choque, capazes de registrar o momento exato do contato entre o carro e um pedestre. Uma vez acionados os sensores, a bolsa de ar é inflada sobre área do capô, próxima ao para-brisa e aos pilares de sustentação do vidro da frente, reduzindo o impacto e a gravidade do acidente.
Além do airbag, a Volvo desenvolveu um dispositivo que detecta quando alguém se aproxima da dianteira do carro. Caso o condutor não responda a tempo ao aviso enviado pelo recurso, os freios são ativados automaticamente.
O V40 ainda possui detector de cansaço do motorista e alerta de distância entre veículos, com frenagem automática de até 50 km/h.

Fonte: Techtudo Notícias


Nenhum comentário: