quinta-feira, 1 de março de 2012

Câmera de marcha a ré pode ser obrigatória nos EUA em 2014

Os reguladores de segurança no trânsito dos EUA planejam anunciar nesta semana a obrigatoriedade de câmeras traseiras em todos os carros de passeio em 2014. A ideia é eliminar os pontos cegos.
A NHTSA (agência nacional da segurança no tráfego) pretende enviar hoje a versão final do projeto ao Congresso, segundo informação do jornal “New York Times”.
A ação é fruto de uma lei de 2008, que deixava a cargo da NHTSA propor medidas para aumentar o campo de visão do motorista. O ato levou o nome de Cameron Gulbransen, morto aos dois anos. Ele foi atropelado pelo pai, que dava a marcha a ré e não o viu.
A inclusão das câmeras custará US$ 2,7 bilhões por ano às montadoras. A lei pode encarecer os veículos. Segundo a Aliança dos Produtores de Carros, as montadoras apoiam a ideia.
Acessórios como airbag passaram a ser item de fábrica nos EUA para garantir a segurança do motorista. O foco agora é o pedestre. “Não fizemos nada para protegê-los. Isso é uma coisa que podemos e vamos fazer”, disse ao “NYT” Clarence Ditlow, diretor-executivo do Centro de Segurança Automotiva, em Washington.
Anualmente, até 112 mortes seriam evitadas com as câmeras, de acordo com os reguladores. Os Estados Unidos contam 228 mortes ao ano em acidentes de marcha a ré. Desses, 44% das vítimas têm até cinco anos.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário: