terça-feira, 6 de março de 2012

Curso gratuito ensina como prevenir acidentes com crianças e adolescentes

De acordo com o Ministério da Saúde, 4.992 crianças morreram e 119.297 foram hospitalizadas vítimas de acidentes em 2009. Pensando nisso, a Ong Criança Segura está realizando um curso gratuito à distância, direcionado a familiares e responsáveis, sobre prevenção de acidentes com crianças e adolescentes.
Dados estatísticos, a relação do desenvolvimento infantil com os tipos de acidentes e as formas de prevenção são alguns dos temas incluídos na capacitação. A segurança no trânsito é abordada com temas como uso da cadeirinha nos carros e a importância dos acompanhamentos dos adultos.
Acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações, acidentes com armas de fogo e outros representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Outros tipos comuns de acidentes também estão previstos e serão abordados, como afogamentos em baldes, intoxicação com medicamentos, quedas de escadas e outras “armadilhas” presentes em casa.
Atividades lúdicas, como histórias e jogos, também são sugeridas como uma maneira de entreter e estimular o desenvolvimento da criança, ajudando também na prevenção de acidentes. Para cada turma, a Ong disponibilizará 400 vagas.
Serviço
A carga horária total do curso é de 24 horas. As inscrições para a primeira turma estão abertas até o dia 21 de março e as aulas terão início no dia 26 de março. Para participar desta turma, os interessados devem preencher seus dados na página http://ead.criancasegura.org.br/inscricao/.
Além desta, outras duas turmas já estão previstas para o primeiro semestre. Para conferir o cronograma e demais informações, basta acessar: www.criancasegura.org.br
Os inscritos devem ter acesso a um computador com programa operacional a partir do Windows 2003, além de acesso regular à internet, preferencialmente à banda larga. Dúvidas devem ser encaminhadas para eadfamiliares@criancasegura.org.br.

Nenhum comentário: