quarta-feira, 7 de março de 2012

Troca regular do filtro de combustível evita danos no sistema de injeção eletrônica

Realizar a manutenção preventiva do filtro de combustível efetuando a troca regularmente evita danos aos bicos injetores.
Forma mais econômica de manter o veículo em bom estado de conservação, a manutenção preventiva também garante a melhoria da qualidade do ar e da segurança no trânsito. Uma medida simples e que só traz benefícios é manter em dia os cuidados com o filtro de combustível – mais desempenho e economia. “Os filtros auxiliam na redução do gasto de combustível e evitam danos ao sistema de injeção eletrônica e em outros componentes do motor, o que sairia ao consumidor bem mais caro”, afirmou Jair Silva, supervisor de serviços da Wix, fabricante de filtros.
Usado em todos os motores de combustão interna, sejam movidos a gasolina, álcool ou diesel com sistema de injeção eletrônica ou carburado e parte integrante do sistema de combustível, o filtro de combustível tem como função reter as partículas de sujeira, tais como pó, ferrugem e resíduos do tanque, evitando danos aos bicos injetores ou obstrução de orifícios calibrados do carburador. “Eles protegem os bicos de injeção, que são peças muito sensíveis do sistema de alimentação do combustível”, ressaltou.
A troca do filtro deve ser feita no período determinado pelo fabricante, mencionado no manual do proprietário, sob risco de ocorrer alguns problemas no veículo. “A ineficiência da filtragem pode ocasionar falhas no motor queima precoce da bomba de combustível, além de desgaste prematuro de outros componentes”, comentou o técnico.
Filtros indicados para veículos movidos a gasolina ou álcool dividem-se entre filtros para motores carburados e para motores com injeção eletrônica, construídos de carcaça de nylon ou alumínio. Já os recomendados para motores diesel são feitos com material especial que impede a passagem de resíduos que podem danificar as peças de injeção do diesel. Alguns contam com sistema de dreno para separar eventual presença de agua no sistema. Eles podem ser de lã, de cartucho e do tipo blindado.
Sobre a Affinia
A Wix, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de filtros de combustível, ar e óleo, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição. Além da Wix, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também detém as marcas Nakata, Spicer, e Power Engine, com linha completa de componentes para suspensão, transmissão, motor e freios.
www.affinia.com.br

Nenhum comentário: